quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dicas do Ju-Sama - 01

Olá pessoal!
Como prometido um post sobre coisas básicas que um roteirista faz, no caso um pouco do meu modo de trabalho quando estou criando uma história.
O principio de tudo é ter uma idéia:

 Sei que quando criamos algo, ficamos empolgados e a cabeça a mil por hora, mas temos que pensar muito sobre tudo, porque na maioria das vezes tudo que pensamos, na hora de passar para o papel, muda drasticamente.
Eu particularmente não recomendo ler outras obras para se criar algo, porque corremos o risco de cair no “vale da cópia”, mesmo não sendo a nossa intenção.
Depois que você criar sua história, o conceito em si, você pode consultar outras obras, no caso mangás, para dar uma estudada em melhores cenários, quadrinização e conceitos da técnica.
Sim, roteirista tem que decidir tudo isso, não é apenas escrever e jogar pro desenhista.
Por isso, que sempre recomendo a compra de mangás originais em japonês para quem quer escrever mangá, mesmo não entendendo bem a escrita, coisas como cenários, quadrinização são fáceis de observar.
Especialmente no projeto shounen estou usando a técnica de desenhista até mesmo para escrever:


Sim, mesmo eu não desenhando nada, faço os esquemas das páginas, para depois passar para o escrito o que estou vendo nos rascunhos das páginas.
Depois de tudo isso finalmente mando para o desenhista os textos.
Não adianta escrever, criar tudo correndo, tudo tem seu tempo certo, mas um roteirista de mangá tem que ficar ciente que é ele que cria o mangá, as páginas, seu conceito.
Uma boa química com o desenhista sempre ajuda.
Bom, espero ter ajudado! ^^
Vou fazer outros post sobre roteiro de mangá, criação e tal.
Abraços.

19 comentários:

  1. Ficou muito foda!!!rsrsr Vc vai acabar aprendendo a desenhar também!

    ResponderExcluir
  2. Poxa muito interessante e prestativo o seu blog vou está sempre passando por aqui, apesar de ainda preferir escrever livros xD

    ResponderExcluir
  3. @shirubana sim sim, daqui a pouco aprendo..kkk

    ResponderExcluir
  4. @Krysthall

    muito obrigado.. ^^
    peço que vire seguidora.. ^^
    e legal que escreve livros..

    ResponderExcluir
  5. Enrolou, enrolou e não falou NADA sobre roteiro!...nenhuma linha sequer sobre técnica de desenvolvimento de personagens, conflito psicológico ou físico, narrativa, pq diabos eu fui dar atenção prum cara com infeite de paralama no dedo e de toquinha de bichinho(a) na cabeça. Aff...

    ResponderExcluir
  6. nossa Stive calma.. se vc quer a solução dos seus problemas tenha um sensei como eu tive..fazer um curso não mata ninguém, não é com toque dos outros que vc aprende algo, na verdade tudo isso que vc queria ler, vc já sabe pelo jeito.
    Então pra que eu falar?
    Isso é meu blog, não aula particular.
    Mas vou postando aos poucos!
    E obrigado pela atenção! ^^

    ResponderExcluir
  7. ué! simplesmente você se comprometeu a fazer um post sobre roteiro, e eu não vi nada disso! não se preocupe eu já sei o suficiente sobre roteiro e não preciso de ajuda alguma, é o meu trabalho. Mas já você precisa mais que isso pra mostrar que não é só mais um otaku entusiasmado com a idéia de "fazer" mangá, vou continuar acompanhando o blog, aguardando conteúdo coerente ou uma prova verdadeira de algum "talento", que o faça carregar a alcunha de roteirista. :)

    ResponderExcluir
  8. se você não precisa da minha ajuda?
    pra que esperar?
    eu me comprometi?
    sério?
    aonde do: meu modo de trabalhar vc naum entendeu?
    alcunha de roteirista? kkkkkkkkkk
    ai meu deus..
    fazer assim..combinamos.. vc lê algum mangá meu publicado e tal. e eu jogo um game seu.
    desculpa vc não me conhece então o fazer uma imagem sobre mim não cabe a vc..mas vou postar sobre isso daqui a pouco.. ^^

    ResponderExcluir
  9. Caro Stivenart, o fato de vc ser um profissional, ter currículo de publicitário, não te dá o direito de faltar com respeito com o colega Ju-Sama. Ele é profissional, trabalha no meu estúdio e vai mostrar o seu profissionalismo assim que o mangá dele, que está em produção, sair na banca. Vc está abusando da boa fé do Ju em dar uma dica de produção aos amigos que pediram.
    Estou chocada com a falta de educação e de coleguismo da sua parte. Vc tá julgando que o Ju é um moloque que precisa provar que tem talento, ele é 10 anos mais velho que vc e trabalha na área de mangá há mais tempo, então, tenha respeito!
    Se vc acha que falta algo nas dicas do Ju peça com educação, ou faça no seu blog e ponha o link aqui pra provar que vc tem mais talento... só isso, não precisa desdenhar nem vir com preconceito por causa das orelhas, que vc tbém usa, né? Nós artistas não precisamos pôr uma beca de advogado pra ser sério no trabalho.
    E ter entusiasmo com a obra e com a ideia é muito importante.
    Falando em coerência, vc devia prestar atenção em vc mesmo, no seu blog e deviant, vc só mostra obras encomendadas, tudo copiado da Pixar, não vi roteiro, tudo com publicidade e tirinhas... nada refente a mangá, nem criação própria de roteiro. Então, tenha coerência até na hora de cobrar dos colegas. O Ju não prometeu nada pra vc, amigo. E continue mesmo lendo o blog dele pra vc aprender a ter respeito e que isso é muito importante pra chegar até a banca.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Queria ler o roteiro desse cara! Se ele for melhor que vc, tá despedido Ju-Sama!!!! KKKKKK

    Vamos ler com um prazer indizível! Manda aí: contato@futagoestudio.com.br

    ResponderExcluir
  11. hoho...plantei a sementinha da maldade por aqui, Queridas queridas, muito obrigado por todas as palavras de ira, escolhi mal as palavras ao criticar vosso amigo,desculpem , mas de forma alguma disse algo incoerente, minha opnião é uma só, Ju-sama ainda não mostrou nenhuma credibilidade como roteirista e acho que seu futuro mangá não passará do empoeirado fundo da gaveta se ele não tomar umas postura realmente profissional, ao invés de manter sua estratégia de marketing infantil (se é que obtém uma). Trabalho com "Animação" em instituições privadas e não tenho autorização de divulgar seus roteiros e storyboards, porém tenho muitos projetos pessoais que estão em andamento que posso apresentar sem problemas, e gostaria muito de ler algo de vocês (GÊMEAS). Meu ramo é animação e não mangá. mas ainda sim ROTEIRO é ROTEIRO...seja ele de mangá, animação, tira, HQ, e tenho certeza que posso escrever algo de muito mais qualidade do que clichês shonen com apelos sexuais, e personagens genéricos. Mas acho que vou seguir as dicas da Soni e postar realmente algo que passe algum conteúdo referente a roteiro. Prazer em conhece-las...e aguardo mais mensagens de ódio. :)

    ResponderExcluir
  12. mas sabe o principal assim?
    Quem é vc que eu tenho que provar algo? na boa..
    Roteiro é roteiro..
    epa aonde vc aprendeu isso?
    Quem faz comics... pode fazer mangá?
    Quem faz mangá pode fazer comics?
    Ai agora tem essa aqui no BR, de games tbm, mas blz.
    Mas reafirmo a proposta que fiz para vc> vc lê um mangá meu comprado e eu jogo um game seu em em algum dos meus games blz?
    Melhor, publica antes, não sei como gênios como vc perdem tempo com crianças aqui, como vc mesmo disse.
    E da minha parte não tem ódio, tem admiração pq vc um profissa renomado em....
    Mas de boa...

    ResponderExcluir
  13. Eu não tive nenhum prazer em te conhecer, não, aliás eu não te dei intimidade pra vc nos chamar de gêmeas e muito menos dizer que o Ju não é profissional. Aí vc tá colocando o meu estúdio como algo feito pra brincar de mangaka. Cara, vai procurar sua turma. Animação, a gente não tá precisando, afinal eu sei fazer até 3D, meu filho.
    Sayonara!! E espero jogar seu game na casa do Ju.KKKK

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião o título do post deixa mais do que óbvio: Dicas do Ju-Sama - 01
    Ou seja: se as dicas são do Ju, ele escreve como preferir, afinal, são dicas e referentes ao modo de trabalho dele. E o '01' deixa bem claro que é apenas o começo. Particularmente, acho interessante conhecer o modo de criação dos colegas desenhistas e roteiristas. Eu ainda não vi os trabalhos do Ju, mas se a Sil e a Sony endossam, então eu acredito que vem coisa boa por aí!

    PS: Super estilosa a sua dedaleira prateada,JU!
    Eu queria ter uma também,mas sempre que acho pra vender nunca serve nos meus dedos finos! XD

    ResponderExcluir
  15. Né Onçana! mais uma que entendeu. ^^
    Meu blog é para pessoas assim mesmo,do meio e que são inteligentes como vc.^^
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Onçana, querida! Vc sempre diz tudo!^^ Beijossssss
    Saudades de ti!!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal cara, espero por mais!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o seu blog. Parabens pelo Manga, os desenhos que eu vi os achei incriveis!
    Susseso para vocês da Futago Estudio!
    ( e de fato... o post é sobre Dicas do Ju-Sama, pelo menos foi oque eu entendi tmbm)

    ResponderExcluir